Skip to main content

Experiência, Futuro e Esperança

A ideia de suspense que a vida nos reserva, tem muita beleza. A incapacidade de prever o futuro é um dom. Permite que conceitos como a esperança, que nos torna optimistas, existam. Ser optimista permite viver o dia a dia com mais prazer, e consequentemente, ser-se mais feliz.

O passado confere-nos experiência, a experiência torna-nos mais certos das nossas decisões no presente. No entanto, deixei de acreditar que a experiência ajuda a prever o futuro. O bom senso diz-me que ganhámos mais sensibilidade para evitar determinados caminhos, mas nada se sabe sobre o caminho que se escolhe.

No fundo, não há ligação directa entre o futuro e a experiência. A experiência é como conduzir um carro no escuro com os faróis voltados para trás. Sabemos tudo que se passou e nada do que virá.



Comments

obrigada :)
achas que consegui expressar bem o que sinto?
Helga Piçarra said…
Salteador, rendi-me a este texto. Uma análise tão simples e tão completa dos tempos que jamais se cruzarão, porém estarão sempre ligados - o passado e o futuro. Adorei!

beijinho

PS: Posso publicá-lo no meu blogue com referência ao teu cantinho?
Ola Helga,

a tua análise revela que estamos em sintonia, podes sim publicar, fico lisonjeado.

Obrigado.
Turista said…
Salteador,
esta frase "engane-se quem acha que a experiência ajuda a prever o futuro", define exactamente o que acontece sempre na vida, apesar de por vezes (muitas vezes) pensarmos o contrário.
Carla Risso said…
Salteador,

"A experiência é como conduzir um carro no escuro com os faróis voltados para trás. Sabemos tudo que se passou e nada do que virá."

Essa frase é muito verdadeira para o que estou a viver agora: deixei temporariamente o meu país, a minha família e o meu trabalho para aventurar-me em Portugal.
Não há faróis a iluminar meu caminho. Há apenas a vontade de fazer-me compreender e compreender o outro. Trago comigo as referências de um outro mundo e que cá não me servem tão bem. Não trouxe a experiência e nem as certezas. Vivo um dia de cada vez e a cada vez vivo mais um dia.
Obrigada por seu comentário em meu blog. Um grande abraço.
eu pretendo exprimir muito bem o que penso, e quero fazer com que as pessoas ao lerem se ponham um bocado na minha pele e tentem perceber.
quero transmitir a mesma energia, por assim dizer.
obrigada (:
O teu texto, completa em muito o comentário que deixas-te no meu cantinho.

Neste momento considero que tenho tudo: esperiência, futuro e até a esperança.
Mas como dizes a experiência não dita certezas.
A esperança e o futuro fazem de mim, optimista.
Bjinho*
Barbara
Anonymous said…
tocas-te num tema que eu considero explendido: o futuro! O futuro é das surpresas mais estonteantes da vida que nos acompanha durante o nosso rumo e por muitas pistas que ele mesmo nos dê nenhuma delas corresponde à surpresa do amanhã.
adorei, escreves muito bem !
Susana said…
em breve vou pôr fotografias, obrigada :)
sara said…
fiquei sem palavras para o teu comentário, a sério. foi das coisas mais sentidas que já vi num comentário de blog.

e em relação ao teu texto, vê-se que tens a expressão e as ideias todos juntas em si, e depois formas nelas um texto que se lê vezes sem conta sem nos cansar-mos.

obrigada, vou continuar a ver este cantinho :)

Popular posts from this blog

Desejo

Imagino um singelo cenário, sentados a lareira a ouvir o simples estalar da madeira, sinto um crescendo desejo em te matar num beijo, de te envenenar do meu desejo e te deixar num estado de transe profundo. Abrir-te a pele e descobrir-te por dentro. Ouvir-te gritar onde ninguém te possa ouvir. E deixar-te desvanecer sob o meu feitiço até que o teu coração pare. E no fim, ver-te dormir indefesa, apreciar-te em pele, ouvir-te a respirar suavemente e deliciar-me a elaborar, docemente, a tua próxima morte.

Momento Eterno

O día é como mel, evidenciando-se por um sol que, em arrojado esforço antes de se esconder, aquece o final da tarde, iluminando com ternura e em tom laranja a areia da praia. Observo-te mirando o horizonte a contemplar o espectáculo, deixando um rasto de sombra com o triplo do tamanho do seu criador. E ver um brilho nos teus olhos, num sorriso disfarçado em felicidade. É um momento.